Roquettismo versus Brunismo


Num dos grupos de Facebook em que publiquei o Manifesto Brunista, alguém me perguntou se antes de ser Brunista era "Rochista"?

É uma pegunta muito interessante!

Não me lembro da gestão de João Rocha. Só conheço os resultados pela história. Mas, por acaso - e por incrível que pareça - lembro-me de uma época em que cheguei a estar entusiasmado com o projeto Roquette. O projeto de um clube moderno e profissionalmente gerido. Acho que nessa época cheguei a ser Roquetista. Como muitos de nós, imagino.

Mas houve uma altura em que - depois de dar tantas vezes com a cabeça na parede, AG's e AG's seguidas a falar de engenharia financeira e "equilíbrio de exploração" - percebi que um clube tinha que ser gerido como um clube antes de ser gerido como uma empresa. Foi isso que os "croquetes" nunca perceberam. E essa é, para mim, a principal diferença entre o Roquettismo e o Brunismo. Só que, na verdade, não sabia o que isso significava realmente, até BdC o colocar em prática. A maneira como o clube foi gerido ao longo dos últimos 5 anos é a maneira como eu acho que deve ser gerido. Esse, para mim, é o principal legado de BdC: ter conseguido mostrar-nos, na prática, qual deve ser o nosso caminho. O Brunismo é isso.

É aliás - acredito eu - o único caminho - e mesmo assim difícil e improvável - que nos pode salvar de morremos esmagados entre os interesses que gravitam à volta do benfica e do porto. Temos que ser agressivos na conquista do nosso espaço se não queremos ser "entalados". É mesmo preciso faca nos dentes! Não podemos ser "mansos". Que é o que acho que somos neste momento. Alguém ouviu algum comentário dos dirigentes do Sporting sobre a prisão do "hacker" e sobre o que ele denunciou? Alguém sabe porque razão não nos constituímos assistentes no processo? Essa é - tem que ser - uma das nossas batalhas. Se não o fizermos, o "estado lampiânico" vai-nos dizimar. Vai-nos reduzir a um clube pequeno. Porque é isso que lhes interessa (aos dois). É contra isso que temos que lutar.
É a minha opinião. E por isso é que sou Brunista (com ou sem Bruno).

Na verdade eu até acho que neste momento, BdC devia ir para casa descansar. Voltar a estar com a família e desfrutar dos pequenos prazeres da vida (e preparar-se para os processos judiciais, que serão vários). Já sofreu o suficiente. A mim o que me interessa é o que ele cá deixou: a obra (pavilhão, modalidades, NOS, etc), mas sobretudo a estratégia (lutar pelo primeiro lugar com todas a forças e em todas as modalidades). Para mim, é isso o Brunismo.

Comentários